segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

Férias

Penso que será de todo impossível cá passar antes do Natal, por esse mesmo motivo, aqui ficam os nossos votos de feliz natal para todos aqueles que nos visitam !

oh, oh, oh !

Mariana

Queimar calorias em 30 minutos*

1.Step
Um dos exercícios cardio mais eficazes. Exercita pernas, ancas e glúteos, queimando aproximadamente 400 calorias em 30 minutos.

2. Bicicleta
Indoor ou outdoor, pedalar é também um dos melhores exercícios para queimar calorias. Dependendo da velocidade e resistência pode queimar entre 250 a 500 calorias.

3. Natação
Um desporto completo para o corpo, sendo também um excelente treino para outras actividades. Em meia hora pode queimar mais de 400 calorias.

4. Escalada
Exige muita força de braços, pernas e requer um significativo dispêndio energético. Trinta minutos de escalada equivalem, em média, a 380 calorias perdidas.

5. Correr
Tudo o que necessita para ficar em forma é de um par de ténis. Pode queimar facilmente 300 calorias em 30 minutos.

6. Elíptica
Uma excelente forma de treinar a resistência cardiovascular e endurance no ginásio, que lhe assegura uma perda de cerca de 300 calorias em meia-hora.

7. Remo
Para além de promover essencialmente a força de braços, é simultaneamente um bom treino cardiovascular. Queima 300 calorias em 30 minutos.

8. Esqui
Exercita tanto a parte inferior como a superior do corpo. Ronda as 330 calorias.

9. Caminhada
Uma forma mais moderada de exercício cardiovascular. Caminhar meia hora queima aproximadamente 180 calorias, mas se intercalar com sprints ou declives acentuados, pode facilmente ultrapassar este número.

*As calorias apresentadas referem-se a uma pessoa com peso de 66kg.

segunda-feira, 14 de dezembro de 2009




PEDESTRIANISMO - O que é ?


  • O pedestrianismo, (conhecido por muitos como, passeios pedestres, caminhadas ou ainda por trekking) é uma actividade praticada ao ar livre, e ao mesmo tempo, um desporto de natureza, não competitivo nem agressivo.

  • È uma actividade que poder e deve ser praticada em grupo, em família, e por pessoas de todas as idades. Para se praticar esta actividade, não requer um equipamento sofisticado, nem material técnico.

  • Não requer conhecimentos de cartografia ou orientação, caso se pratique em grupo acompanhado por um guia, conhecedor da área, onde se desenrole esta actividade.

  • É um bom depressivo para combater o stress quotidiano das sociedades urbanas, e ao mesmo tempo permite manter-se activo e saudável.

  • Permite o conhecimento e a sensibilização do meio ambiente, ao mesmo tempo promove a protecção da Natureza.

  • Estimula a observação por lugares de interesse histórico, do meio natural, através da observação da fauna e da flora.

  • Estimula o respeito e admiração pelo nosso património histórico, rural e natural.

  • Fomenta a amizade e o conhecimento cultural, através das suas gentes, costumes e tradições


AS SUAS ORIGENS


  • O pedestrianismo, ou caminhada, é tão antigo como o homem. Praticar pedestrianismo é andar, algo que o ser humano teve de fazer desde sempre para se deslocar de um lugar para outro. Na verdade, muitos dos caminhos que se percorrem na prática do pedestrianismo parecem ter sempre existido, para ir de uma aldeia a outra, para chegar a uma pequena ermida ou para aceder a velhas ruínas.

  • As calçadas romanas poderiam ser um primeiro e claro antecedente do pedestrianismo. O traçado das que não se transformaram em estradas ainda se utiliza. Outro antecedente encontra-se no famoso Caminho de Santiago, um longuíssimo caminho que passou a fazer parte dos percursos catalogados e que só em Espanha conta com mais de 800 km.

  • Embora o Caminho de Santiago tenha sido um importante precursor do pedestrianismo, esta actividade, tal como se conhece actualmente, nasceu em França há quase cinco décadas. Ali começaram a criar-se os Percursos de Grande Rota (GR), tornando-se uma actividade associada ao montanhismo e ao excursionismo, mas com uma personalidade própria: um movimento cultural e de lazer para o grande público.

  • Outros países europeus seguiram, pouco depois, o exemplo francês, e em alguns ocorreu um espectacular desenvolvimento dos GR. Na actualidade, a Alemanha conta com mais de 210 000 km sinalizados, a França tem mais de 40 000 km e a Suíça cerca de 50 000 km. Através destes exemplos pode apreciar-se a grandeza do projecto. Um projecto que superou as barreiras da Europa, já que podem encontrar-se GR não só na maioria dos países europeus, mas também em nações de outros continentes, como os Estados Unidos e a Africa do Sul.


TER EM ATENÇÃO - Cuidados e Concelhos



  • Nunca partas sozinho para um percurso, caminha sempre com um ou mais companheiros.

  • Respeita as normas em vigor nas Áreas Protegidas.

  • Consulta a documentação escrita e mapas referente ao percurso.

  • Prepara o equipamento necessário e arrume a mochila.

  • Informa-te acerca da previsão meteorológica.

  • Verifica a hora da partida, confirmando que pode terminar o percurso antes do cair da noite.

  • Segue sempre que possível pelos caminhos e trilhos, evitando, o corta-mato, pois este incrementa a erosão e destrói o coberto vegetal.

  • Ao atravessares, cancelas ou portões, deves deixa-los como os encontras

  • Ao atravessares povoações e áreas cultivadas respeita os costumes, tradições e bens

  • Não danifiques os afloramentos de pedras podem ser testemunhos da história da terra.

  • Não degrades a vegetação, nem mesmo colher uma flor.

  • Não abandones vidros, plásticos, latas ou quaisquer outros resíduos, leva-os consigo e deposita-os em locais apropriados.

  • Sê silencioso, não perturbes a fauna e o sossego dos locais, evita gritar ou mesmo falar em voz alta.

  • Evita caminhar com um grupo muito numeroso, porque os impactos ambientais causados não se justificam.

  • Ao acampar, escolhe sempre locais indicados para esse fim.

  • Não faças fogueiras fora dos locais apropriados e autorizados para esse fim.

  • Nunca abandones um fogo sem que as brasas estejam extintas e as cinzas dispersas.

  • Retroceder será uma prova de prudência, isso tornar-se-á necessário quando o estado do tempo deteriore ou quando sujam nevoeiros.


EQUIPAMENTO - Para uma boa caminhada



sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Dia de entrega do Dossier do Grupo!

Na aula de Área de Projecto de hoje, eu “Sérgio” e a Vanessa, ficamos encarregues de concluir e organizar o Dossier do grupo, visto que teria de ser entregue até ao final da aula. Enquanto isso, os outros elementos “Mariana e Tânia”, foram estabelecer contacto com a empresa “Fresca inspiração” e com a Câmara Municipal da Maia, pois necessitamos da parceria destes para podermos realizar o nosso projecto. Para além disto, o grupo juntou-se para “discutirmos” e definirmos estratégias, essencialmente no que diz respeito ao clube que vamos criar, o “Clube das Caminhadas”. Posto isto, o Dossier foi entregue ao professor e de seguida dois dos elementos do grupo dirigiram-se ao conselho executivo para colocarem uma questão relacionada com a dinamização da cantina.


Sérgio Azevedo

Dia de entre

Muito trabalho...

Hoje estou a fazer a actualização do blog da semana passada pois não me foi possível fazer antes.
Esta semana estivemos a distribuir os inquéritos pelas turmas da escola tendo em conta as idades dos alunos. Tivemos ainda a analisar as respostas aos inquéritos. Após a conclusão deste estudo tivemos a formular os dados em tabelas e gráficos, o que originou muitas horas de trabalho.

Tânia Maia

segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Apresentação do Ante-projecto!!

Tinha chegado o grande dia, aquele dia que tanto temiamos!
Trabalhamos muito neste ante-projecto, esforçamo-nos para que ficasse perfeito, mas e agora...foi o que nós pensamos na altura, tinha chegado o momento, e nós tremiamos de nervos. Irá correr bem , irá correr mal? Irá o professor gostar? Conseguiremos dizer alguam coisa de jeito ? tantas perguntas que nos invadiam...mas acreditamos em nós e fomos dar o nosso melhor!
15minutos depois tinha acabado...booaaa, conseguimos! Até correu bem, e pareceu-nos que o professor também tinha gostado!
Agora só nos resta aguardar!
Boa trabalho grupo !

Mariana Ribeiro !

sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Novos inquéritos!!!

No inicio da aula de hoje, começamos por entregar a síntese do nosso projecto ao professor, síntese essa que continha alguns erros e por esse motivo tivemos de a alterar de modo a corresponder ao que o professor pretendia.
Posto isto, dedicámo-nos à continuação da realização dos inquéritos, visto que ainda faltava acrescentar alguns detalhes. Depois de concluídos esses mesmos inquéritos fomos expor a proposta ao professor, que nos sugeriu, que mudássemos algumas das perguntas e que fizéssemos outras que fossem mais precisas, para que o resultado deste estudo fosse de certa forma mais concreto. De seguida, começamos então a modificar um pouco a formulação das perguntas de modo a que o inquérito fique rapidamente concluído para que possa-mos começar a distribui-los pelos alunos.

Sérgio Azevedo e Tânia Maia

quinta-feira, 5 de novembro de 2009

29. Outubro. 2009

Nem sei por onde começar, semana desgantante, dia ainda pior !
Sem comentários, projectos rejeitados, problemas intra-grupo (que foram de imediato resolvidos...tudo parecia estar a correr mal! Mas agora já está tudo alinhado, já estamos a seguir em frente com o projecto !
Até Sexta !

Mariana

sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Nova proposta...

No início da aula o nosso grupo foi abordado pelo professor que nos propôs uma parceria com uma empresa de Leça da Palmeira, visto que esta que tem os mesmos objectivos que o nosso grupo de área projecto, que são a implantação de produtos saudáveis no bufete da nossa escola. Esta empresa tem como nome "Fresca Inspiração" e está a implantar sumos naturais, saladas de fruta, saladas vegetais e sandes especiais. Como na escola não teriam muita saída estes alimentos ou não seria compensável para os alunos, optamos por introduzir na nossa escola apenas os sumos naturais. O nosso grupo irá fazer a divulgação aos alunos dos produtos desta empresa através de flayers, para apelar á população desta escola o consumo de produtos mais saudáveis.
A construção do flayer foi elaborada pelo Sérgio Azevedo e pela Mariana Ribeiro durante a aula, que modificaram e completaram a parte de trás do flayer dizendo que é um projecto do nosso grupo e o que tencionamos com esta actividade.
Eu (Tânia Maia) e a Ana Vanessa tivemos durante a aula a fazer a selecção do número exacto de uma amostra que irá ser de 230 alunos inquiridos num total 1037 alunos que estudam nesta escola. Separámos os alunos por idades para distribuirmos os inquéritos de maneira a termos resultados fiáveis. Tivemos ainda a elaborar os inquéritos que irão ser distribuidos fora da escola. Por hoje é tudo, para a próxima aula teremos mais.

Tânia Maia

terça-feira, 20 de outubro de 2009

SOCIALIS

Missão

A SOCIALIS - Associação de Solidariedade Social tem por objectivo promover e orientar os jovens e familiares na sua integração e valorização pessoal e social, e o seu âmbito de acção abrange o concelho da Maia e localidades limítrofes.
A Socialis estabeleceu protocolos com a Segurança Social e a Câmara da Maia.


Quem São

A SOCIALIS é uma Associação de Solidariedade Social que foi criada em Fevereiro de 2001 para dar suporte e continuidade a um projecto de apoio comunitário iniciado pela Associação de Pais e Encarregados de Educação da Escola Secundária da Maia, com o objectivo de promover e orientar os jovens e familiares na sua integração e valorização pessoal e social.
Tem em funcionamento, para além do Centro de Atendimento a Jovens e Famílias (aberto desde 1998), outras actividades lúdicas e de ocupação dos tempos livres – ateliers de fotografia a preto/branco e digital, informática/Internet, audiovisuais, jornalismo, artes plásticas; um ATL para crianças em idade escolar; um CLAI (Centro Local de Apoio ao Imigrante) e ainda formação em Português e Cidadania no âmbito do Projecto FIC (Formar, Integrar e Competir).
O Centro de Atendimento a Jovens e Famílias é um espaço de escuta e apoio em todas as situações de crise, sejam de natureza pessoal ou familiar, sendo ainda um espaço de informação, orientação e acompanhamento, contribuindo assim para a prevenção dos factores de risco, exclusão social e marginalidade.
O atendimento é feito por técnicos especializados nas áreas da Psicologia e Serviço Social, sendo totalmente Anónimo e Confidencial.
O CLAI (Centro Local de Apoio ao Imigrante) surge da parceria com o Alto Comissariado para a Imigração e Minorias Étnicas. É um espaço de divulgação e informação que visa ajudar a responder às questões que se colocam aos imigrantes, qualquer que seja a nacionalidade, religião ou etnia.
O FIC – Formar, Integrar, Competir – desenvolvido em parceria com a Walker Consultores, Lda. é um projecto pioneiro em Portugal, que visa o reforço da competitividade das empresas portuguesas, através da integração de trabalhadores provenientes da Europa de Leste. Para a prossecução dos objectivos este projecto tem como medidas a certificação de competências técnico-profissionais através do Balanço de Competências e Desenvolvimento de Planos Pessoais e Profissionais; a Formação em Português e Cidadania e a criação de uma Bolsa de Emprego.
A SOCIALIS surge na sequência do conhecimento concreto das situações de risco e marginalidade da população jovem, em idade escolar, oriunda dos bairros sociais existentes na zona envolvente e de onde emergem fortes sinais de exclusão social.
A homogeneidade social das famílias residentes nestes bairros, frequentemente atingidas por um acumular de situações de privação, designadamente em matéria de recursos financeiros, escolares, de formação profissional, emprego, etc., tem uma forte predisposição para desvalorizar as aprendizagens escolares dos filhos.
De salientar que em algumas destas famílias existe um ou mais elementos que apresentam trajectórias de vida cujas estratégias de sobrevivência passam pelo recurso a práticas ilícitas (prostituição, furto, toxicodependência) e uma complexa ruptura com formas identitárias geradoras de sentimentos de desprezo e desafeição.
A identificação dos domínios de intervenção e a concepção de planos de acção coerentes e articulados, como por exemplo, o de alterar as dinâmicas de interacção no seio da família, com vista à integração e desenvolvimento das regras, cujos padrões de conduta e suporte afectivo são necessários à valorização das aprendizagens escolares e profissionais, são factores essenciais para contribuir para a inversão de trajectórias de exclusão social e absentismo escolar.
A falta de estruturas de apoio social para o acompanhamento e aconselhamento destes jovens e famílias leva à necessidade imperiosa de nos debruçarmos sobre estas questões e de intervir sobre os factores de risco, proporcionando assim um acompanhamento e desenvolvimento mais saudável e harmonioso desta população – alvo e suas famílias.
A SOCIALIS dá ainda respostas sociais a outros tipos de população nomeadamente idosa, desenvolvendo projectos de formação em iniciação às novas tecnologias de Informação e Comunicação destinado à 3ª Idade. Efectivamente, muitos idosos vêem neste projecto uma alternativa à solidão que invade as suas vidas acabando efectivamente por se interessar e, consequentemente, desenvolver as suas competências nas áreas supracitadas.

Mariana Ribeiro

sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Conseguimos!!! Já temos nome para o grupo…

Durante a aula de hoje, e depois de tanto tempo a tentar “descobrir” o nome ideal para o nosso grupo, conseguimos finalmente “achá-lo”. Como ideia inicial, tínhamos o nome de “vida activa, coração saudável”, depois de o revelarmos ao professor, este sugeriu-nos um outro, “Vida Activa, Viver Melhor”, e assim ficou!
Posto isto, vimo-nos obrigados a mudar de blogue, visto que o que tínhamos encontrava-se ainda com o nome anterior. Ao criarmos um novo blogue, deparamo-nos com um outro problema, as datas dos posts publicados no antigo blogue ficariam modificadas, ficando todas com a data de hoje “16-10-2009”. Informamos o professor do sucedido, e este tranquilizou-nos ao dizer que não haveria qualquer tipo de problema, apenas nos pediu para que o relembrasse-mos caso fosse necessário. Enquanto eu “Sérgio” e a Mariana, tratava-mos destes assuntos, os restantes elementos “Vanessa e Tânia”, faziam o tratamento das idades dos alunos existentes na escola, para se escolher a amostra dos inquiridos. Depois de resolvido o problema do blogue, seguimo-nos com a criação do logótipo que na nossa opinião foi bem conseguido. Posto isto começamos com a criação dos inquéritos que posteriormente serão distribuídos pelos alunos.
Por hoje foi tudo, para a semana há mais… Fica a foto do logótipo!!


















Sérgio Azevedo

Está complicado !

Está a ser deveras complicado, escolher o nome para o nosso grupo. O nome que escolhemos na sexta feira, já quase a tocar para sairmos da aula, o professor da disciplina não gostou nada, e pediu-nos que mudássemos. Estamos a esgotar as ideias, a única ideia que nos surgiu foi "Lazer e Saúde" esperemos que seja aprovado.

Uma boa semana para todos!

Mariana

Mudanças

Hoje a nossa aula foi deveras complicada.
Aquando da nossa chegada, fomos abordados pelo professor da disciplina, que nos informou sobre o seu ponto de vista de cada projecto. Referente ao nosso, informou-nos que este se encontrava ainda um pouco vago, que teríamos de explicitar melhor os nossos objectivos e propostas. E que também era necessário mudar o nome do grupo, já que, não demos a devia importância à actividade física.
Perante isso, posemo-nos ao trabalho, e começamos por organizar as ideias, ficando assim combinado que o nosso projecto teria como principais objectivos, dinamizar a cantina, através de estudos nutricionais dos alimentos lá vendidos, tendo em comparação a oferta de alimentos nos restaurantes fora da escola. Para isso faremos inquéritos aos alunos, sobre o porquê de comerem no exterior da escola; iremos calcular o número de refeições servidas na cantina da escola e nos outros locais procurados pelos alunos. Tentares fazer a sensibilização da ida dos alunos à cantina, através da mudança do ambiente da mesma.
Pretendemos ainda aliar-nos a uma associação, neste caso, a "Socialis" para realizarmos uma caminhada.

Por fim, mudamos o nosso o nome do projecto de "Comer melhor, viver mais" para "Come bem, movimenta-te melhor"

Fica por aqui o nosso dia !

REGRAS GERAIS PARA UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL

1- Utilizar alimentos de qualidade: limpos e frescos;
2- Tomar sempre o pequeno almoço;
3- Incluir nas refeições alimentos de todos os sectores da roda dos alimentos, nas proporções por ela
sugeridas;
4- Variar o mais possível de alimentos;
5- Não passar mais de três horas e meia sem comer;
6- Evitar alimentos com muito sal;
7- Evitar alimentos açucarados (bolos, rebuçados, refrigerantes, etc.);
8- Evitar os fritos ou ementas com muita gordura;
9- Consumir diariamente leite ou derivados;
10- Comer pelo menos três peças de fruta por dia;
11- Consumir produtos hortícolas no prato ou em saladas com abundância;
12- Comer leguminosas (feijão, grão) pelo menos duas vezes por semana;
13- Consumir diariamente sopa;
14- Preferir pão escuro (mistura de centeio e trigo) do tipo saloio ao pão mais branco (trigo);
15- Comer peixe pelo menos quatro vezes por semana;
16- Evitar consumir bebidas alcoólicas antes da idade adulta;
17- Beber líquidos em abundância (água simples, limonada ou refrescos sem açúcar e infusões de ervas);
18- Comer com calma, mastigando correctamente os alimentos.

Mariana, Sérgio, Vanessa, Tânia

Mudança de Planos

Na aula passada dia 2 de Outubro de 2009, decidimos acrescentar algumas ideias às anteriormente planeadas. As novas ideias passam pela elaboração de inquéritos com o objectivo de perceber os hábitos alimentares da comunidade escolar, bem como aferir da opinião dos alunos acerca do funcionamento da cantina, tentando perceber o que seria necessário mudar para fazer com que mais alunos começassem a almoçar na escola, evitando desta forma refeições menos saudáveis.

No âmbito da actividade física, pretendemos formar uma parceria com a SOCIALIS – Associação de Solidariedade Social, com o objectivo de fazer com que os alunos participem em actividades físicas saudáveis, como caminhadas e outras actividades que beneficiem a saúde física.

Já demos início ao projecto, começando pela realização dos inquéritos a ser efectuados à comunidade escolar e realizamos uma pesquisa que nos permitiu obter mais informações sobre a SOCIALIS.


Vanessa Carvalho

Início de Projecto

Na nossa segunda aula, decidimos o que iríamos desenvolver ao longo do ano lectivo 2009/2010, na disciplina de Área Projecto. Estamos na área de AP intitulada como "Educação Física, Saúde e Lazer" e dai decidimos desenvolver um projecto que tivesse como principal tema a saúde. Pois com uma boa alimentação, a nossa saúde será sempre melhor.
O nosso projecto intitula-se de "Comer melhor, Viver mais" e terá como principais objectivos a dinamização da nossa escola, no sentido de criar mais espaços de lazer para a comunidade escolar, isto é, criar uma esplanada junto ao pavilhão C, em que será sensibilizado aos alunos a mudança dos seu hábitos alimentares, e contaremos com a ajuda do bufete da escola, para implantar novos produtos para o consumo da comunidade escolar.
Durante o ano realizaremos ainda uma pequena palestra sobre os hábitos alimentares da nossa geração, e os que deveríamos adoptar.
Esperamos realizar da melhor forma o nosso projecto, e que seja vantajoso para toda a comunidade escolar.

Mariana Ribeiro